google-site-verification=iHdHeZvFzrPrYTY8IbzZR3amLlmKBYN8Y__ummlTnmQ
top of page

O setor de hortifrutis e a revolução da saúde

O setor de hortifrutis está em constante evolução, acompanhando as mudanças socioeconômicas, tecnológicas e de consumo. Proprietários de hortifrutis e gerentes de mercados precisam estar atentos a essas transformações e adaptar suas ofertas rapidamente para se manterem competitivos.


Moça de blusa branca e com compras em um mercado conferindo um rótulo de uma garrafa de suco de laranja natural
A tendência de consumo sustentável e alimentos saudáveis esta em alta.

A Tendência dos Alimentos Naturais e Sustentáveis

A busca por alimentos livres de ingredientes processados e a crescente preocupação com a gestão de resíduos são duas das maiores tendências de consumo atualmente. Na verdade, 8 em cada 10 consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos saudáveis e respeitosos ao meio ambiente.

Comer de forma saudável é uma preocupação crescente, e cada vez mais pessoas querem que seus alimentos sejam saborosos e nutritivos. O suco de laranja espremido na hora está se estabelecendo como uma bebida cada vez mais procurada. Segundo um estudo recente da Kantar, 45% dos consumidores afirmam que “se um alimento é saudável, eles aproveitam muito mais” e 38% “não abrem mão de momentos de consumo prazeroso em casa, mas cada vez mais procuram alternativas saudáveis”.


Vida Holística e Consumo Consciente

Trends como o estilo de vida holístico estão ganhando destaque, o que se traduz no aumento da oferta de produtos orgânicos e alimentos 100% naturais. Além disso, há um crescimento nas bebidas funcionais, como sucos ricos em nutrientes, e alimentos à base de plantas, impulsionados pelo veganismo e pela preferência por produtos locais, percebidos como mais frescos e de maior qualidade.


Sustentabilidade e Qualidade

Para os profissionais do setor de hortifrutis, oferecer alimentos e bebidas de qualidade a qualquer hora do dia é essencial. Bebidas como o suco de laranja, tradicionalmente ligadas ao café da manhã, estão se reinventando e se tornando parte de novos momentos de consumo: brunch, mocktails, lanches para levar...

Há um boom em estabelecimentos que oferecem menus do tipo “lanche saudável” no novo contexto de “fácil de comer e levar”. O fast food também está se reinventando, tornando-se mais saudável e sustentável. A preparação na frente do cliente e a vontade de comunicar a qualidade ou frescor da matéria-prima conquistam e cativam o consumidor.


A Revolução dos Sucos Frescos

O conceito de suco fresco extraído na hora está reduzindo a oferta de sucos embalados em muitas cadeias ao redor do mundo. Dentro da indústria de alimentos e bebidas, o compromisso com sucos frescos reflete-se na queda do consumo de refrigerantes açucarados. Segundo a pesquisa ‘Food & Health Survey 2018’ da International Food Information Council Foundation, 50% dos americanos estão reduzindo o consumo de refrigerantes açucarados para diminuir a ingestão de açúcares adicionados.

As bebidas naturais, como suco extraído na hora, são uma das categorias que mais crescem na oferta de restaurantes e cafés, com um crescimento anual de 5%.


Adotar uma máquina extratora de suco da Ikigai no seu hortifruti não é apenas uma tendência, mas uma estratégia inteligente para agregar valor, garantir frescor, diversificar produtos, aumentar o fluxo de clientes e fortalecer a sua marca. Está pronto para dar esse passo transformador?


 
 
 

Comentarios


bottom of page